RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

As férias dos freelancers

O mais recente artigo de Patrick Larsson no Freelance Switch vem mesmo a calhar. Estou a preparar as minhas primeiras férias enquanto freelancer. Ainda hesitei, quase que pus as férias entre aspas, o que, por si só é sintomático. Quando trabalhamos por conta própria podemos fazer férias sempre que precisamos, mas a verdade é que poucos freelancers conseguem de facto fazê-lo. O trabalho persegue-nos muito mais do que quando trabalhamos para outros e por vezes é difícil tomar a decisão de desligar por uns dias, ainda para mais quando essa pausa não é remunerada e muito menos subsidiada...

No entanto, todos concordamos, tirar férias é vital para qualquer trabalhador. Freelancer ou não. De nada adianta esticar a corda do cansaço. Ele acaba sempre por vencer, por isso abdicar das pausas é ainda menos produtivo. A pensar nesta dificuldade típica dos freelancers, Larsson apresenta 10 dicas para férias produtivas.

Destaco as minhas preferidas...

  • Adiantar trabalho antes de partir - evita consciências pesadas e permite relaxar.
  • Reservar no máximo meia hora para ver o e-mail e responder ao que é mais importante.
  • Levar um livro relacionado com o trabalho - relaxante e óptimo para ter novas ideias. Na minha mala vai O Que o Cão Viu, de Malcolm Gladwell.
  • Fazer coisas que normalmente não fazemos - Larsson fala em deixar o computador em casa ou desligar o telefone. Não consigo. Ainda. Mas conto fazer outras coisas para as quais não tenho tido tempo. E passar muito menos horas em frente ao monitor. Já é um começo.
... e acrescento uma:

  • Planificar o trabalho pós-férias e pensar em novos projectos durante a viagem. Nada melhor para manter o dinamismo em alta. E sabe tão bem!

0 comentários: